Festival Itinerante
Teatro de Lona
O Festival Itinerante Teatro de Lona surgiu em 2008 no Ponto de Cultura Ação Cultura do Gama, com o objetivo de divulgar pesquisas, técnicas e espetáculos dos grupos teatrais vinculados ao projeto. Sua primeira edição percorreu 6 cidades do DF e Entorno, realizando 18 apresentações para cerca de 5 mil espectadores.
Com o fim das atividades do Ponto de Cultura em 2009, a Associação Cultural SONART assumiu a produção e captação do Festival. Em 2010, com patrocínio do FAC/DF, o Teatro de Lona circulou novamente, desta vez por 12 cidades — 6 do Distrito Federal e 6 do Entorno/MG. Foram realizadas 36 apresentações gratuitas, alcançando aproximadamente 12 mil pessoas de diferentes faixas etárias.
As apresentações ocorreram em escolas, praças, ginásios, quadras e rodoviárias, ampliando o acesso à cultura em localidades sem teatros ou equipamentos artísticos. O Festival atuou nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e DF, passando por: Gama, Brazlândia, Santa Maria, Ceilândia, Estrutural, Varjão, Alexânia, Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Buritis, Paracatu e Unaí, totalizando um público de cerca de 8 mil pessoas em 36 apresentações.
